quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Comunicação Funcional - composto de '8 Rs' - Manoel Marcondes M. Neto.

domingo, 16 de agosto de 2020

MARCONDES NETO LANÇA LIVRO DIGITAL “8 Rs da Comunicação Funcional - 720 graus: instrumental para uma governança transparente"

Manoel Marcondes Machado Neto lança “8 Rs da Comunicação Funcional - 720 graus: instrumental para uma governança transparente”. Rio de Janeiro: Editor A. 66 páginas (formato digital). 2020. Distribuição gratuita, baixe o livro no link: http://ebook-comunicacaofuncional.com.br 

O autor fará 8 lives, a primeira será dia 17/08, às 10h, no Instagram: marcondes_oficial com CRISTIANE SAMBUGARO, Coordenadora Substituta do Curso de Comunicação da FMU-FIAMFAAM


http://ebook-comunicacaofuncional.com.br/

Uma abordagem inovadora que facilita o diagnóstico inicial nos trabalhos de consultoria e que também serve de guia de estudos para quem não é da área.

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segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Gestão de Crise e as Redes Sociais

Por Terezinha Santos, consultora de comunicação


Eu pertenço à última geração que nasceu e se formou antes do advento da internet e depois se adaptou. A última off-line que agora opera on-line. As novas gerações são todas on-line. Nenhum ramo do conhecimento ficou indiferente a essa revolução. Está tudo dominado.

Então, como gerenciar uma crise nas mídias sociais? Na verdade, ninguém se sente preparado para enfrentar esse tipo de situação. Cada crise é uma crise. Um dia a crise virá, estando a empresa preparada ou não para lidar com ela, quer esteja presente ou não nas mídias sociais.

A primeira reação da empresa tende a tratar a crise como se ela fosse uma crise na imprensa, o que muitas vezes piora a situação. Ocorre que uma pequena crise que começa numa determinada mídia social e a empresa decide responder através de um comunicado para imprensa, acaba potencializando o problema, levando o caso que estava confinado numa mídia social para os jornais.

 Os passos são os seguintes:
Monitorar as redes sociais
Vasculhar os principais sites de notícias e outras fontes importantes de informação do negócio da empresa.
Time de resposta à crise
Montar um para tratar e resolver a crise e outro focado na comunicação
Reconhecer o problema
A empresa não pode se fingir de cega ou surda, pois isso vai aumentar o potencial barulho na rede.
Definir públicos de interesse
Mensagens específicas para os públicos de interesse da empresa.
Resposta da crise na mesma mídia social onde ela apareceu
A primeira resposta tem que ser na mídia social onde o problema começou.
Peça desculpas
Se a empresa cometeu um erro, peça desculpas, pois os clientes e a sociedade respondem positivamente.
Velocidade
Se a empresa não responder rapidamente, alguém vai responder e talvez de maneira equivocada.
Mensagem principal
Preparar um posicionamento, alinhado com os gestores.
Perguntas & Respostas
Além de responder a crise no mesmo canal em que ela apareceu, criar uma webpage de perguntas e respostas. Apontar um link em vez de escrever um texto de resposta para cada pergunta.
Criar um local para desabafos
Criar um local sob o controle da empresa. Pode ser uma página no Facebook, num blog, ou na seção de comentários de webpage "Perguntas & Respostas" da crise.
Manter conversa off-line, se necessário
Identificar o momento certo para oferecer um endereço de e-mail ou um número de telefone para determinado queixoso, para evitar conversas infinitas.
Manter os funcionários informados
Os funcionários são porta-vozes poderosos da empresa para suas famílias, colegas e amigos, mas também podem vazar informações. É um público prioritário que requer mais atenção.
Porta-voz
A empresa deve posicionar-se através de um ou mais porta-vozes, que poderá usar a mídia social como canal de comunicação com o público de interesse. Numa situação mais crítica, gravar um vídeo para colocar no YouTube.
Suspender as ações de marketing e de promoções
Desativar as mensagens nas mídias sociais não relacionadas à crise. Desligar os tweets automáticos, desativar o e-mail marketing e promoções etc.
Para aprender com a crise é preciso entender o que aconteceu:
-  Mapear a crise desde o começo, com a linha do tempo e a análise de todos os monitoramentos e ações tomadas; 
-  Analisar se o plano de comunicação funcionou, se crise online interferiu na imagem da empresa e o que poderia ser feito de forma diferente.

terça-feira, 7 de junho de 2016

BP vai pagar US$ 175 milhões a acionistas por vazamento de petróleo

 A petroleira British Petroleum (BP) concordou em pagar US$ 175 milhões aos acionistas que entraram com ação coletiva acusando a empresa de induzi-los ao erro ao minimizar a gravidade do derrame de petróleo no Golfo do México em 2010. De acordo com a companhia, os valores serão pagos durante este ano e o próximo.
A BP também informou, em comunicado, que o acordo fechado com estes acionistas não resolve outras disputas legais sobre ativos relacionados com o vazamento causado pela explosão de sua plataforma.
--> http://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/bp-vai-pagar-us-175-milhoes-acionistas-por-vazamento-de-petroleo-19439162

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Documentário Intolerância Religiosa, por Jorge Mautner, será exibido na Livraria da Travessa, Shopping Leblon



O documentário “Intolerância Religiosa, por Jorge Mautner”, será apresentado pelo cantor, compositor e filósofo Jorge Mautner, 75, que traz para o centro dos debates o tema intolerância religiosa, estará apresentando o filme na Livraria Travessa do Shopping Leblon.

O documentário de 45 minutos, será exibido no 22 de maio de 2016, às 18H, na Livraria da Travessa, Av. Afrânio de Mello Franco – Shopping Leblon, em sessão aberta ao público. A sala tem capacidade para quarenta e cinco espectadores e abrirá a partir das 17h.

A exibição será seguida de debate.

O trailer do filme está disponível no canal 
https://youtu.be/oet6r2tT8iE

Ficha técnica e créditos:
Idealização
Jorge Mautner e Afonso Fontes
Direção
Fernando Flessati e Afonso Fontes
Roteiro, edição e montagem
Fernando Flessati e Andrei Bastos
Finalização
Kinho - INform
Câmera
Celso Nicolini
Trilha Sonora
Jorge Mautner, Bedai e Antônio Vivaldi
Som
Wagner Gonçalves
Estudios
Erasto Filho
Colégio e Faculdade Pinheiro Guimarães
Secretaria
Rafael Lopes
Locações
Trem do Corcovado
Cristo Redentor
Colégio e Faculdade Pinheiro Guimarães
Depoimentos e participações
Monsenhor André Sampaio
Rabino Nilton Bonder
Ialorixá Penha de Xangô
Escritor Cacau de Brito
Pesquisadora Angela Santi
Desembargador Antônio José F. de Carvalho
Poeta Geraldo Carneiro
Filósofo João Ricardo Moderno
Cantor e compositor Bedai
Professor e pesquisador Dirceu Machado
Ialorixá Rosiane de Iemanjá
Apoio Cultural
Colégio e Faculdade Pinheiro Guimarães
Assessoria de Imprensa
tfscomunicação

terça-feira, 29 de julho de 2014

BOASNOTICIASBR: Google é a empresa mais desejada pelos jovens bras...

BOASNOTICIASBR: Google é a empresa mais desejada pelos jovens bras...: O Google foi considerado a empresa mais desejada pelos jovens brasileiros, segundo a 13ª edição da pesquisa Empregos dos Sonhos dos Joven...

Google é a empresa mais desejada pelos jovens brasileiros; Petrobras é a 2ª


O Google foi considerado a empresa mais desejada pelos jovens brasileiros, segundo a 13ª edição da pesquisa Empregos dos Sonhos dos Jovens. O estudo, que revela as dez empresas mais desejadas do país, foi realizado pela consultoria de recursos humanos Cia de Talentos e pela empresa de pesquisa Nextview People.

A segunda posição no ranking é ocupada pela Petrobras (primeira colocada em 2012 e 2013). Em terceiro lugar está a Odebrecht, seguida pelo Itaú, na quarta posição, e pela Vale, em quinto lugar.

A disputa pela primeira posição entre Google e Petrobras ocorre desde 2008.

Entre os critérios apontados pelos jovens para escolher suas empresas preferidas estão: oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional; inovação e boa imagem no mercado; possibilidade de fazer o que gosta; estabilidade de emprego; possibilidade de construir uma carreira internacional.

Foram ouvidos 52 mil jovens brasileiros (estudantes e recém-formados) com idades entre 17 e 26 anos, entre os meses de fevereiro e maio deste ano.

Confira o ranking completo:
1 – Google
2 – Petrobras
3 – Odebrecht
4 – Itaú
5 – Vale
6 – PwC
7 – Nestlé
8 – Apple
9 – P&G
10 – Ambev

Porcentagem de jovens que sonham com empresa é cada vez menor
A porcentagem de jovens que sonham trabalhar em uma companhia específica vem diminuindo a cada ano: era de 77% em 2012, 60% em 2013 e 58% em 2014.
De acordo com a pesquisa, os jovens que não têm uma empresa dos sonhos dizem que, para despertar desejo, uma organização deveria oferecer possibilidade de conciliar a vida pessoal e profissional e ter bons relacionamentos no trabalho.
Fonte: UOL Notícias 29/07/2014