sexta-feira, 4 de junho de 2010

TV BRASIL MOSTRA PASSEIO ECOLÓGICO PARA DEFICIENTES

A matéria vai ao ar hoje (04/06) às 19h30, com reprise às 15h no sábado, na TV Brasil.

O Programa Especial sobre turismo de aventura que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 4 de junho, mostra mais uma aventura de José Luiz Pacheco no ecoparque adaptado. Dessa vez, o repórter, que ficou paraplégico por causa de uma queda, deu um descanso nas aventuras mais radicais e acompanhou a menina Bia, de oito anos de idade, que também é cadeirante, em passeios a cavalo e com charrete adaptada.

Outra atração do dia é o encontro da repórter Fernanda Honorato com Gabrielzinho do Irajá, que ficou conhecido ao participar da novela América da Rede Globo. Portador de deficiência visual, ele se tornou o menino-prodígio do samba e já cantou ao lado de artistas como Dudu Nobre, Almir Guineto,Tia Surica, Monarco, Luiz Carlos da Villa, entre outros. Tem ainda uma reportagem sobre o filme Dois Mundos, de Thereza Jessouroun, vencedor do prêmio de melhor documentário no II Festival do Júri Popular.

O filme mostra a vida de quatro pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou que fizeram o implante coclear. A história traz a experiência dessas pessoas e como elas fizeram a ponte entre o mundo do som e do silêncio. O Programa Especial, exibido há seis anos, é dirigido por Ângela Patrícia Reiniger e apresentado por Juliana de Oliveira, tetraplégica desde 98, em consequência de um acidente de carro.

O Programa conta ainda com a participação de Fernanda Honorato, que faz reportagens e tem síndrome de Down. Voltado para a inclusão social de pessoas com deficiência, sua abordagem trata o assunto de forma leve e informativa.

Segundo Ângela Patrícia, o Programa Especial, que apresenta episódios semanalmente de meia hora de duração, ajuda na desmistificação da imagem da pessoa com deficiência. "A sociedade ainda tem muito o quê avançar em relação a minimizar o preconceito", afirma. Esta é a terceira reportagem da série de turismo de aventura para deficientes. A última será exibida no dia 11 de junho.

http://www.tvbrasil.org.br/programaespecial/

Nenhum comentário: