Oito encontros do insólito com o trivial
Oásis azul do Méier, de Altamir Tojal, é uma coleção de oito contos, com diversidade de temas, ritmos, vozes e construções narrativas. Em comum, há o encontro do insólito com o trivial e, também, a paisagem da cidade do Rio de Janeiro. O livro, com o selo da Editora Calibán, é o segundo do autor, que estreou com o romance Faz que não vê (Editora Garamond, 2006).
O escritor Alberto Mussa assina a apresentação e destaca que o livro é um dos melhores do gênero que surgiram no país nos últimos tempos. “O conto-título, inclusive, é uma obra-prima que certamente marcará presença em antologias futuras”. Segundo Mussa, o autor conhece bem o fundamento do conto: “o conflito se define logo nas primeiras linhas – geralmente uma situação absurda ou inusitada que contrasta com o caráter trivial das personagens – e nos prende a atenção até a surpresa do desfecho”.
A obra será lançada no dia 3 de agosto, na Livraria da Travessa – Leblon, Rio de Janeiro.
Sinopses dos contos
Rosto de santo – Aventuras e desventuras de um homem condenado no tribunal a cometer um crime terrível, que justifique a sua pena.
Herói – Delírios de um defunto que ignora a própria morte ou o desconforto de estar dentro do caixão no próprio velório.
Náufrago – O autor conhece por acaso a única pessoa que leu o seu livro, depois de persegui-la por muito tempo e de ter desistido de encontrá-la.
O último ônibus para Copacabana – Abandonado pela mulher, um cara passa a véspera de Natal com uma garota de programa na zona portuária do Rio.
Bodas – Esperanças e fracassos do casamento numa tórrida e melancólica despedida de solteiro.
Marcela – Encarnação do diabo, uma moça poderosamente sensual evita um desastre corporativo numa feira de negócios.
Oásis azul do Méier – Um bancário barrigudo passa uma tarde de amor com a jovem esposa de um policial campeão de tiro.
Buraco – Milhares de pessoas assistem com respeitosa atenção um velho desaparecer numa cova, no cruzamento das avenidas mais movimentadas do Rio de Janeiro.
O autor
Antes de Oásis azul do Méier (Editora Calibán, 2010) Altamir Tojal lançou o romance Faz que não vê (Editora Garamond, 2006). É jornalista pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Frequentou, em 1999, a Oficina de Literatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ministrada pelo escritor Antônio Torres. Cursou especialização em Filosofia Contemporânea na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Trabalhou como repórter no Jornal do Brasil, O Globo e IstoÉ. Edita o site Este mundo possível (www.estemundopossivel.com.br).
Lançamento: OÁSIS AZUL DO MÉIER
Data: 03 de Agosto de 2010
Hora: 19h00
Local: Livraria da Travessa – Leblon
Endereço: Shopping Leblon, Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Rio de Janeiro
Preço: R$ 20,00
104 páginas
Informações:
Valéria Veríssimo / valeria.verissimo@spsbr.com.br 21-2111-2650
www.editoracaliban.com.br 21-2355-3587
Nenhum comentário:
Postar um comentário