O Dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, ONG organizadora do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, convida a todos para celebrar, no domingo dia 11 de abril, os resultados obtidos desde o início do projeto, em 2005. O evento especial no Parque Trianon, com caminhada monitorada e feira de saúde, terá a participação da cantora Daniella Alcarpe.
No dia 11 de abril, domingo, a partir das 10 horas, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, desenvolvido pela ONG Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), festeja seus cinco anos, mostrando os frutos do trabalho realizado até aqui. Para comemorar, haverá o show da cantora Daniella Alcarpe, expoente da nova MPB, que levará ao Parque Trianon as canções de seu novo CD “Qué que cê qué?”. O evento conta com uma série de serviços gratuitos voltados à saúde da população, atividades físicas orientadas por profissionais de educação física e caminhada de 30 minutos monitorada por profissionais da área da saúde. O Caminhadas com Segurança tem o que celebrar. Sua história soma, entre outras realizações, 25 mil atendimentos que envolveram exames gratuitos de glicemia, colesterol, medição da pressão arterial, avaliação postural, baropodometria e densitometria óssea de calcanhar. Para a festa, está programado também o sorteio de uma bicicleta e muitas surpresas.
Desde 10 de abril de 2005, num total de 60 edições, os participantes do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança andaram 270 quilômetros em 300 horas, em circuito dentro do parque. O dr. Fabio Ravaglia e convidados realizaram pelo menos 150 palestras de temas variados que levaram esclarecimentos à população. Habitualmente, 34 voluntários trabalham na organização, montagem e atendimento ao público a cada evento. Foram cadastradas 10 mil pessoas, que receberam atendimento médico, e cerca de 11 mil pessoas participaram das caminhadas monitoradas por profissionais da saúde e de educação física. Foram distribuídos 15 mil brindes aos participantes. “O Instituto Ortopedia & Saúde segue em sua missão de desenvolver uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças”, confirma Francisco Ravaglia, vice-presidente do IOS. A ONG realizou cinco pesquisas que geraram conhecimento científico, enviou pelo correio mais de 100 mil correspondências e divulgou informações por meio de 1.366 programas de rádio e tevê via internet. O site mantido pela entidade foi visitado por 560 mil pessoas, que viram o conteúdo de 1,4 milhão de páginas, e acolheu mais de 20 mil e-mails com perguntas e dúvidas que foram respondidas pelo dr. Fabio Ravaglia. “Estes números revelam que o IOS está firme em seu caminho, cumprindo as metas estabelecidas com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, resume Francisco.
Nesta linha, a palestra do dr. Fabio Ravaglia no dia 11 de abril vai enfatizar a importância das atividades físicas para que o corpo não enferruje e para manter o sistema musculoesquelético saudável e forte para sustentar o organismo com facilidade. Ele explicará que a garantia para que isto aconteça é a manutenção de bons hábitos durante toda a vida, o que inclui atividade física. Exercícios físicos são utilizados com sucesso na reabilitação ou como um componente de controle de dores muscoloesqueléticas e a caminhada é recomendável por ser uma atividade de baixo impacto, que pode ser adotada pela grande maioria das pessoas. Este ano, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (Sbed) está se dedicando à divulgação das dores musculoesqueléticas. A iniciativa é alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu os anos de 2000 a 2010 como a Década dos Ossos e das Articulações, com quatro importantes pilares a serem tratados (doenças crônicas das articulações, osteoporose, dor na coluna vertebral e traumas). Para comemorar o aniversário do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, a Sbed vai distribuir 400 bonés e folhetos.
O ponto de encontro do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é o portão 4 do Parque Trianon, em frente ao Masp, na avenida Paulista, 1.700. O evento conta com a participação de profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, que há mais de uma década realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar. Também atuam como voluntários professores e alunos do Colégio Integral Inaci, que há 30 anos oferece educação profissionalizante e procura desenvolver em seus alunos uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna. Outras informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde, pelo telefone (11) 3289-8000. Para 2010, o calendário é: 30 de maio, 27 de junho, 25 de julho, 29 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 28 de novembro e 19 de dezembro.
AGENDA DO PROJETO CIDADANIA – CAMINHADAS COM SEGURANÇA
Local: Parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, avenida Paulista, 1.700)
Data: 11 de abril de 2010 (domingo)
8 horas: Distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9 horas: Início dos exames
10 horas: Palestra do dr. Fabio Ravaglia
10h30: Alongamento
10h45: Início da caminhada no Parque Trianon
11h20: Alongamento pós-caminhada
12 horas: Show da cantora Daniella Alcarpe, acompanhada por João Marcondes (violão) e Memeu Cabral (percussão)
Informações: ONG Instituto Ortopedia & Saúde
Telefone: (11) 3289 8000
Instituto Ortopedia & Saúde
Idealizado pelo ortopedista Fabio Ravaglia, o Instituto Ortopedia & Saúde (www.ortopediaesaude.org.brou www.osso.org.br) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente, aquelas associadas à terceira idade. Para o especialista, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida. Médico ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual, especialização em coluna vertebral Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, dr. Fabio Ravaglia foi o primeiro brasileiro aceito pelo programa do Royal College of Surgeons of England, onde se especializou em ortopedia reumatológica — próteses e revisão de próteses articulares, artroscopia de várias articulações, tratamento de dor na coluna e traumatologia. Durante quatro anos, trabalhou como cirurgião ortopédico em hospitais ligados à Universidade de Bristol, na Inglaterra — país reconhecido pelo pioneirismo no desenvolvimento de próteses e de técnicas de ortopedia reumatológica. Presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, organização não governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção, também é membro do corpo clínico externo dos hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e Santa Catarina; além de diretor-presidente da Arthros Clínica Ortopédica.
MAIS INFORMAÇÕES:
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Eleni Rocha elenirocha@printeccomunicação.com.br
Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
Tel: (11) 5182-1806 // Fax: (11) 5183-2233
www.ortopediaesaude.org.br
www.osso.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário