terça-feira, 16 de agosto de 2011

ABI homenageia Nelson Werneck Sodré

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) promove encontro em homenagem ao

centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré. O evento será no dia 23 de agosto, no auditório do 7º andar da entidade, a partir das 18h30. Olga Sodré, filha do jornalista, fará uma palestra sobre o papel social de seu pai. Na ocasião, serão distribuídos gratuitamente cerca de cem exemplares do livro Desenvolvimento Brasileiro e Luta pela Cultura Nacional, publicado com textos de Werneck Sodré selecionados por sua filha.

O carioca Nelson Werneck Sodré foi um pensador tipicamente brasileiro que refletiu sobre a realidade de seu tempo. Nasceu em 27 de abril de 1911 e faleceu em 13 de janeiro de 1999. Em boa parte deste tempo, escreveu sobre a sociedade da época e analisou sua formação histórica pelo ponto de vista marxista. É reconhecido como um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. Nelson deixou uma obra singular, marcada pela linguagem concisa e clareza de ideias. Publicou cerca de 60 livros, entre os quais os clássicos História da Imprensa no Brasil, História da Literatura Brasileira e História Militar do Brasil.

Já Olga é doutora em Filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França) e em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e outro pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Trabalho, Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e trabalha como psicóloga clínica e social.

A homenagem na ABI é feita em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões Públicas, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica, Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e Clube de Comunicação.

Nenhum comentário: