quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ECONOMIA DA CULTURA EM DEBATE


Lançamento dia 20 de setembro em São Paulo

O que é Economia da Cultura? Uma nova área de saber? Um novo campo profissional? É preciso ser economista para entender deste assunto? Essas são questões centrais abordadas no livro “Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo”, de Luisa Angelete e Manoel Marcondes Neto - consultores na área da gestão e da produção cultural.

O livro será lançado dia 20 de setembro, na Livraria da Vila, em São Paulo, onde acontecerá um bate-papo com Manoel Marcondes e Dennis de Oliveira, professor da USP.

Lusia Angelete valeu-se de um mestrado em Administração para apontar as bases da construção do novo campo: "Sem a formalização dos agentes e uma contabilidade confiável, o setor cultural continuará a ser vítima de práticas amadoras e intermitentes, não gerando políticas públicas ou privadas que sejam perenes e propiciem a solidez que a criatividade do artista e do produtor cultural brasileiros merecem “,diz Lusia, consultora fiscal-tributária cuja formação de base é a ciência contábil.

Manoel Marcondes Neto, por sua vez, avança nas questões que o motivaram a dedicar um doutorado ao marketing cultural: "Ora, se existe um mercado cultural, um mercado de arte, uma economia da cultura, é óbvia a existência de um marketing cultural – e que precisa ser dominado por aqueles que verdadeiramente são os produtores culturais - os artistas. As empresas dominam o processo e como patrocinadoras têm tirado muito mais proveito das nossas políticas culturais capengas, baseadas em incentivos fiscais, do que os artistas e o público – aqueles que deveriam ser os reais beneficiários de renúncias fiscais municipais, estaduais e federais".

Depois de 15 anos ininterruptos, em que atuaram nos cursos de extensão e aperfeiçoamento em gestão e marketing da cultura na UERJ Lusia e Marcondes, agora pesquisadores, perceberam a necessidade de reunir informações que facilitassem a elaboração de projetos que buscam patrocínio cultural.

"Estamos neste ambiente desde a Lei Sarney, de 1986, que concedia incentivos fiscais. Aliás, é por isso que marketing cultural ainda é confundido com incentivo fiscal – em nossa opinião, uma das razões das idiossincrasias que sofre a cultura, no Brasil. Afinal, para o cidadão comum – e até para o mais letrado –, fica uma desconfiança, tipo 'marketing não combina com política cultural'.", lembram os autores.

"O livro faz um percurso histórico de 90 anos de gestão da cultura no Brasil, de 1920 a 2010, e reflete a inconstância de nossa ação cultural e de nossas instituições culturais – algumas até bastante sólidas – em cinco setores: livro, museus, teatro, cinema e música. Um levantamento detalhado foi realizado junto a fontes como ANCINE, FGV, Fundação João Pinheiro, IBGE, MinC,Receita Federal e TCU – o que resultou em cruzamentos de informações e elaboração de tabelas a partir de dados que normalmente se encontram dispersos, dificultando a mensuração e a conseqüente base para formulação de políticas de investimento, tanto públicas como particulares", ou seja, para uma verdadeira Economia da Cultura, conclui Lusia.

Textos de ambos os autores podem ser acessados no site www.marketing-e-cultura.com.br, que está "no ar" desde 1999, com acesso gratuito a informações e opiniões sobre a difícil tarefa de reunir num mesmo espaço as discussões sobre arte, comunicação, cultura, economia, gestão e mercado.


Serviço:
Lançamento do livro “Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo”, Editora Ciência Moderna (também em versão e-book)
Autores: Luisa Angelete e Manoel Marcondes Neto

São Paulo
Data: 20 de setembro (terça-feira), às 19h00 - bate papo com Manoel Marcondes Neto, mediado por Dennis de Oliveira, professor da USP.
Local: Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista – São Paulo.

416 páginas - 1aª edição - 2011
Preço :R$63,20
E-Book (PDF): R$47,40
ISBN: 9788539900534 -
Formato: 16 x 23

Link/Site Editora
http://www.lcm.com.br/versao_nova/index.php?Escolha=20&Livro=L00967&PHPSESSID=f3t209kmbmev99bn3s88brpl81

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